Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Jornalista Mario Lopes dos Santos lança livro “Portugal Querido”

por Arte&Cultura, em 16.12.14

Jornalista Mario Lopes dos Santos lança livro “Portugal Querido” mostrando histórias de imigrantes portugueses na Argentina

Já aqui falamos do jornalista Mario Lopes dos Santos, um autentico lusitano em terras Argentinas que, conforme anteriormente anunciamos, acaba de lançar um novo e interessante livro em que divulga a presença da Comunidade portuguesa e luso-descendente na Argentina.

“Portugal Querido” é um livro de Mário Santos Lopes, luso descendente radicado em Puerto Deseado (Santa Cruz, Argentina) com a chancela das “Ediciones Culturales”, que reúne histórias de portugueses nas 7 partidas do mundo e sobretudo da América Latina, como revelou hoje de manhã Mário Lopes à RDP Internacional.

projeto de Mário dos Santos Lopes, levou alguns anos  a ser concretizado e o título “Portugal Querido” foi o que lhe veio à memória perante tantas história e emoções,  muitas delas eivadas de solidariedade, como a de um médico de Commodoro Rivadia, como nos relatou o autor, quando ainda escrevia o livro.

Mario dos Santos Lopes em seu livro recorda muitas outras gratificantes recordações  sobre a imigração portuguesa na América Latina  e em destaque sobre os lusos na Argentina.

Um Argentino Português

Mario Lopes dos Santos nasceu em Buenos Aires, estudou no  centenário e prestigioso Colégio São José Balvanera, onde aprendeu e foi recebido por um professor no Instituto de Santa Catalina de Salesiana de Dom Bosco.
Viajou à Patagônia para se tornar um professor, mas vive em Puerto Deseado, Província de Santa Cruz  há mais de trinta anos. E foi ali onde  Lopes descobriu sua verdadeira vocação: o jornalismo, exercícios de atividade até hoje, sempre sentido Portugal e sua Diáspora.
Ele vive convicções cristãs profundas como ele pensa e …pensa e vidas, talvez o sucesso de sua carreira jornalística como diretor do jornal Ordem,  na radio rádio,  ou em centenas de participações em outros meios de comunicação e publicação de três livros, falando sempre em linguagem simples, sem âmbares, mas com honestidade incomum , posicionada – é claro – aos interesses de toda profissão.

A história do livro
Como “Portugal Sem Passaporte” anteriormente divulgou, a história do livro nasceu quase cinco anos atrás Mario Lopes lançou através de redes sociais uma chamada ampla para coletar evidências sobre a imigração Português na Argentina, não tinha estatísticas frias, mas muita vontade de divulgar a presença lusa em sua terra natal. por isso não fez pesquisas publicadas,nem procurou própria migração estuda áreas acadêmicas.

Lopes queria histórias diretas, objetivas e simples,…histórias de pessoas comuns, reais…

Dedicou-se à causa e se pôs todo o dia à procura de um destino de melhor informação nada menos do que dez mil quilômetros de distância.
A resposta foi imediata e centenas de histórias por nome começou a encher o seu acervo, contados por imigrantes portugueses,  seus filhos, netos e amigos de Portugal que generosamente ofereceram a sua experiência para o livro.

Quem escreveu o livro  foram os próprios protagonistas. Foram eles, os protagonistas da Diáspora  que levaram a bom termo o livro “Querido Portugal ” que este jornalista luso-descendente agora nos oferece.
Mario Lopes afirma ter material suficiente para um segundo livro que pretende oferecer a comunidade Portuguesa que decidiu deixar um testemunho escrito e contemporânea de sua estada dos portugueses na Argentina, onde, segundo dados oficiais não excede os dezessete mil pessoas.

Sem apoio oficial, mas com a sua própria vontade inquebrantável de um filho de Português Mario dos Santos Lopes e “construiu seu castelo com as pedras que foi encontrada no caminho” referindo-se ao poeta Português Fernando Pessoa.
Mario sonha num compêndio de experiências lusitanos, resumidas em mais de duas centenas de páginas, num livro que ele deseja fazer chegar a todas as escolas rurais e outras instituições e mostrar o que foi e o que é a presença lusitana e diz: “Eu tenho a esperança de que as futuras gerações saberão o árduo  e honesto trabalho de nossa grande Comunidade Lusitana em um país que lhes abriu generosamente os braços “, acrescentou,

Para maior difusão do livro,  cada clube da nossa comunidade terá um exemplar,gratuito, em sua biblioteca.
Refira-se  por ultimo,  que o livro “Querido Portugal” de Mario Lopes dos Santos torna-se o único material contemporâneo sobre a imigração Português na Argentina e será uma referência essencial para estudo em instituições privadas e públicas que já manifestaram interesse, da Comunidade e seus descendentes.

portugalqueridofamilia.jpg

 http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/jornalista-mario-lopes-dos-santos-lanca-livro-portugal-querido-mostrando-historias-de-imigrantes-portugueses-na-argentina/

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:00



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D